Thursday, March 19, 2009

Em terra se cego, quem faz molho é rei

Se você não gosta ou não tem tempo de cozinhar, pelo menos fique mestre em fazer molhos.

Ao saber fazer molhos, você pode dar um quê mais sofisticado a prato simples, pode dar aquele tcham ao seu macarrão ou `aquele peito de frango que ficou meio esturricado.

Existem três tipos de molhos básicos: o a base de tomate, o molho branco e o molho a base de ovo (tipo hollandese). Os molhos a base de ovo são deliciosos mas deixo para saboreá-los em restaurantes, porque são um pouco mais trabalhosos de fazer.

Já falei que vou deixar um post exclusivo para molho de tomate, mas vou falar o como faço. Eu não gosto daqueles molhos de tomate comprados; para mim são muito ácidos e fortes. Gosto mesmo daqueles molhos de tomate caseiros, feitos com tomates fervidos, despelados, espremidos, etc; mas esses dão muito trabalho.

Assim, compro tomates inteiros em lata. `As vezes vou um passo mais adiante e compro tomates picados em lata. Como faz pouco tempo que notei a quantidade enorme de açúcar que vem em cada lata de molho de tomate, compro meus molhos de uma marca orgânica que possui apenas um ingrediente: tomates.

O molho branco também é fácil de fazer. Ponha numa panela uma medida de farinha e a mesma de manteiga—no mundo culinário essa mistura se chama roux, origem francesa. Deixe esse roux cozinhar um pouco, adicione leite quente, sal e noz moscada, se quiser.

Este molho é a base para fazer molho de queijo, favorito do Eduardo, o molho mostarda, ou o molho ao curry, receita deliciosa dada pela minha amiga restauranteur Thaís. Aqui vai ela para você:

Adicione uma colherzinha de curry em pó (“de boa qualidade,” como minha amiga enfatizou) no molho branco até o molho adquirir uma cor amarela clara. Corte um pouco de pera ou maçã (ou caramelize as frutas na primeira etapa do molho, junto com o roux) e acrescente no molho e salpique sememtes de papoula. Misture bem e sirva sobre lombo de porco ou peito de frango. Fica uma delícia e um simples arroz branco e salada são o fáceis acompanhamentos.

1 comment:

Silvia said...

Oi querida, que prazer estar aqui! COM CERTEZA vou seguir os seus conselhos de molhos e fazer a receita da Thais!

Ontem publiquei uma receita de Chai no meu blog! Vai lá conferir - vou tentar publicar mais receitinhas que aprendi na India, já que vc gosta de curry....rerere!

bjos em todos!!!! SAUDADES!